Águas de Lindóia
O poder das águas termas de Águas de Lindóia já eram conhecidas no século XVIII, no início do milênio de 1700, onde a região era batizada pelo nome de terra das “Águas Quentes”, quando por aqui passavam Bandeirantes e Tropeiros a busca de descanso e relaxamento nas águas que “brotavam” da terra a uma temperatura de 28°C.
Essas terras então, passaram por muitos donos e o mais importante registro que se teve foi o do Dr. Francisco Antônio Tozzi, considerado o fundador de Águas de Lindóia, no início deste século.
Dr. Francisco Antônio Tozzi, nasceu no dia 18 de junho de 1870 em Benevento na Itália, formou-se em medicina em Nápoles e veio para o Brasil em 1901.Em 1900, já vivendo em Serra Negra –município a 20 km de Águas de Lindóia
Ficou surpreso com a cura de um eczema na perna do seu tio, pelas águas que jorravam num morro, próximo às Fazendas do Pelado. O local era chamado de “Águas Quentes”, pois as águas nasciam, e nascem até hoje, com 28 graus célsius de temperatura.
Ao saber que as terras estavam em leilão adquiriu-as e a partir daí iniciou a grande epopeia da história desta Estância Hidromineral conhecida no mundo todo pelo poder de cura de suas águas termas.
Em 1913, construiu seu pequeno consultório de pau-a-pique, e em 1914, sua família mudou-se para a pequena casa que construíra, e assim foi construindo tudo o que era necessário para a autossuficiência de uma estância de cura e repouso.
Em 1920, já havia um trabalho científico sobre as águas radioativas, realizado pelo grande médico cientista Dr. Celestino Bourroul. Mas a fama dessas águas ultrapassou as fronteiras brasileiras quando em 1928, o Dr. Tozzi recebeu a visita da renomada cientista, Madame Curie, Prêmio Nobel de Química, muito conhecida pelos seus trabalhos no campo da física radioativa, que, analisando e constatando o valor terapêutico dessas águas radioativas, torna-as conhecida na Europa, principalmente na França, pelo seu trabalho publicado.
Hoje, Águas de Lindóia é a Capital Termal do Brasil, com uma das maiores redes hoteleiras do País e é internacionalmente conhecida pelo seu grande potencial de cura, pela hidroterapia e pelo seu turismo.